sábado, 8 de setembro de 2012

Tambores de Marapanim ecoam na 1ª noite do ZIMBARIMBÓ

Dançando o Zimba na Praça...(foto por Isaac Loureiro)

A Praça das Vitórias, em frente à Igreja Matriz de Marapanim, foi o palco de abertura do ZIMBARIMBÓ 2012, evento promovido por Grupos e Associações de Carimbó deste município, considerado o maior pólo desse ritmo no Estado do Pará.

Mestre Manoel (Uirapuru) e Mestre Pelé (Flor da Cidade)

O evento teve sua 1ª noite nesta sexta (7), com a apresentação de vários Conjuntos de Carimbó da cidade de Marapanim, proporcionando uma prévia do que vai acontecer na 2ª noite neste sábado (8) no Bosquinho Municipal. Com um público considerável reunido na praça, o evento proporcionou um belo show de música e dança de carimbó, com apresentações cheias de energia e muita alegria, marca registrada do povo marapaniense que ama sua maior tradição.


Conjunto Filhos de Marapanim (foto por Isaac Loureiro)

Pelo palco da praça passaram os Conjuntos Uirapuru, Raízes da Terra, Os Originais, Filhos de Marapanim, Japiim, Flor do Mangue, Borboleta do Mar e Flor da Cidade, mostrando o talento nato dos herdeiros culturais de nossos grandes mestres Lucindo, Cantídio Braga, Bento e outros. A condução musical impecável e apaixonada desses grandes artistas recebeu o aplauso do público presente, que foi lá prestigiar a abertura do evento.

Músicos do Raízes da Terra (foto por Isaac Loureiro)

 As belas coreografias da dança, apresentadas por jovens e pelas crianças de Marapanim, enriqueceram o espetáculo e revelam o crescente cuidado dos grupos com o repasse das tradições às novas gerações. Vários desses grupos já contam com grupos mirins de dançarinos e músicos, sinalizando que o futuro da manifestação está sendo garantido a partir dessas iniciativas.
Pequenos dançarinos de Marapanim (foto por Isaac Loureiro)

Nos intervalos das apresentações, o bingo era cantado e marcado com atenção pelo público, que foi generoso em colaborar com a arrecadação de fundos para as despesas do ZIMBA deste ano. Por conta de problemas técnicos, infelizemente não foi possível realizar o Circuito Cine-Carimbó como estava previsto na programação, ficando para outra oportunidade a exibição do documentário "PAU & CORDA: Histórias de Carimbó".

Ao final das apresentações, sob o luar mágico de Marapanim, a coordenação do evento fez os agradecimentos aos presentes e a todos os apoiadores do ZIMBARIMBÓ 2012, convidando o público para as atividades do dia seguinte. A festa estava só no começo...

Veja mais notícias do ZIMBARIMBÓ no Facebook: http://www.facebook.com/zimbarimbo.marapanim
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário